O suor desempenha um papel verda- deiramente importante em diferentes funções do organismo. É, de facto, a melhor maneira que o corpo tem de se proteger, quer das altas temperaturas quer para expulsar as toxinas que se acumulam no organismo.
No entanto, existem algumas situações em que a quantidade de suor produzida pelo corpo não tem uma relação direta nem com o esforço realizado nem com o calor que rodeia o indivíduo.
A sudorese é um problema para muitas pessoas que sofrem, frequentemente, em silêncio. Este tipo de transpiração é mais frequente nas zonas de axilas, mãos e pés.

Quais as causas da transpiração excessiva?
Estudos médicos provam que cerca de 3% da população mundial sofre de transpiração anormal ou excessiva.
A transpiração excessiva tem origem genética. Pode surgir na infância, ado- lescência ou no início da idade adulta, agravando-se com o tempo, particular- mente em momentos de stresse, ten- são e ansiedade.
Para algumas pessoas, o problema não é apenas a quantidade excessiva de suor, mas também o mau cheiro que essa transpiração provoca.
Aqueles que sofrem desta doença cos- tumam conviver com este problema desde a adolescência, pelo que sofrem de um incómodo constante. Quem so-
fre de suor excessivo evita o contacto físico, costuma ter medo da intimidade e vive assombrado por uma sensação constante de que não é uma pessoa atraente nem atrativa.
O problema costuma ser ainda mais sério nos casos em que as pessoas se recusam a usar estratégias para dimi- nuir ou disfarçar a transpiração. Esta situação costuma afetar profunda- mente a vida das pessoas, interferindo grandemente, quer com a sua vida la- boral quer com as suas próprias rela- ções sociais, incluindo as íntimas e em casal.

Um tratamento revolucionário que elimina a transpiração excessiva e o odor das axilas
O tratamento miraDry® foi criado nos Estados Unidos e converteu-se imedia- tamente no aliado perfeito para todas as pessoas que sofrem de suor exces- sivo e odor nas axilas.
Esta técnica inovadora converteu-se no substituto da cirurgia mais avança- da para cessar a atividade das glându- las sudoríparas das axilas. Atualmente, já mais de 30 mil pessoas em todo o mundo foram tratadas com este méto- do inovador e deixaram de suar defini- tivamente.
Durante o tratamento com miraDry® é aplicada uma energia eletromagnética nas axilas, dando origem à evaporação das glândulas sudoríparas. Estas glân- dulas não se regeneram, pelo que este
tratamento consegue que as glândulas sudoríparas deixem mesmo de funcio- nar para sempre, sem efeitos secundá- rios.
As glândulas sudoríparas estão lo- calizadas entre a pele e a gordura. A energia eletromagnética aquece a zona onde precisamente se encontram as glândulas sudoríparas e vaporiza-as, sem danificar nem a pele nem a gor- dura. Este dispositivo é único e está aprovado pela FDA (Food & Drugs Ad- ministration), sendo recomendado por especialistas em todo o mundo como o substituto da cirurgia no tratamento permanente da sudorese axilar.

A primeira clínica dedicada exclusivamente a tratar transpiração excessiva em Lisboa
A Clínica Liberty oferece a solução para o problema da hiperidrose, com miraDry®, tendo aberto primeiro em Es- panha e mais recentemente em Portugal. Cada tratamento começa com uma consulta de aconselhamento, em que o médico especialista leva a cabo o diagnóstico de cada caso em particu- lar. Só nesse momento será possível ao especialista saber se a pessoa sofre de transpiração excessiva ou se padece de outro tipo de problema. O tratamento tem uma duração de apenas uma hora e o paciente pode ir trabalhar no dia se- guinte, como habitualmente.

jornal_expresso.pdf